O Projeto

Aprender a ser sustentável é essencial nos dias de hoje. Para sermos sustentáveis devemos aprender a viver em uma sociedade que coopera. Esforços isolados fazem parte, mas só a cooperação pode resolver problemas de uma sociedade. 


A proposta do Eco Maker Space é unificar duas necessidades locais:

 

(1) Um ecoponto, que recebe equipamentos eletrônicos em desuso e permite transformá-lo em equipamentos para reuso e reciclagem;

(2) Um espaço de aprendizagem criativa, que transforma os equipamentos em desuso em educação, arte e pesquisa.

Um único espaço, com duas necessidades locais, que por meio de uma cooperação entre a Escola de Engenharia de Lorena e a Prefeitura Municipal de Lorena, irão propiciar a toda a população uma melhor educação ambiental,  proporcionando ao público de todas as idades, a possibilidade de desenvolver projetos criativos, inovadores, enquanto educa para o desenvolvimento da sociedade. Além disso, irá incentivar a população com ações sustentáveis para uma cidade mais limpa, já que pode recuperar e destinar corretamente o resíduo eletrônico, evitando assim que sejam descartados em qualquer local.


O projeto busca constantemente parcerias para o desenvolvimento, com outras instituições de ensino da região, empresas locais, e toda a sociedade. É um Living Lab (Laboratório Vivo), com um conceito de aplicação da Hélice Quíntupla (Parcerias entre Instituições de Ensino, Empresas, Prefeitura, Sociedade, com foco em Meio Ambiente), buscando a inserção de ações de Desenvolvimento Sustentável e o atendimento a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas).

Para participar é simples:

 

  • A doação de equipamentos eletrônicos é feito em horários programados (consultar a agenda) ou por meio de campanhas de recolhimento na cidade;

  • A participação nas oficinas e cursos também segue a agenda programada, com oficinas destinada a diversos públicos;

  • A visita de escolas pode ser agendada diretamente com a equipe do projeto.

Para colaborar conosco, basta entrar em contato.

Destaque na Agenda
Inauguração

A inauguração do Eco Maker Space será dia 06 de novembro de 2019, as 10 horas da manhã.

 

Toda a população está convidada a participar.

 

Será no anfiteatro da Escola Milton Ballerini.

 

A programação será:

  • 10:00 - Recepção com os representantes da Prefeitura e da USP  

  • 10:30 - Palestra com Prof. Eduardo Ferro sobre o Eco Maker Space 

  • 11:20 - Visita ao Eco Maker Space para apresentação do espaço criativo de aprendizagem e do ecoponto de eletrônicos